PESQUISA DE EQUIPAMENTOS

Pesquisa personalizada

quinta-feira, junho 15, 2006

CLASSE AMUR. O moderno submarino russo para exportação.


DESCRIÇÃO
O Submarino da classe Amur, é uma versão do submarino russo da classe Lada. As diferenças estão relacionadas à possibilidade de se modificar os sistemas do submarino ao gosto e requisitos de cada cliente, sendo assim uma versão de exportação do submarino de 4º geração Classe Lada. A classe Lada, foi desenvolvida para substituir os submarinos da classe Kilo, um dos mais silenciosos do mundo, atualmente, esses novos submarinos, o Lada e o Amur, serão ainda mais silenciosos. Para esses submarinos, foi projetado um casco mais largo para facilitar futuras adaptações e modernizações. O submarino Amur possui varias configurações de tamanho que vão de 550 até 1850 toneladas, de deslocamento.

O Amur foi projetado para ser compatível com o sistema AIP (células de combustível) Kristall-27E para gerar a energia para os motores, de Forma independente da atmosfera. Quando a energia das baterias dos submarinos convencionais se acaba, é preciso subir com o submarino, para perto da superfície para que através do mastro snorkel, ele capte ar da atmosfera para que seu motor a diesel trabalhe para gerar a eletricidade para carregar as baterias do submarino, e assim poder voltar a mergulhar e a navegar em profundidade segura de operação. Esse procedimento, torna o submarino convencional, vulnerável de mais, e poderia denunciar sua presença para os seus inimigos. O sistema AIP, soluciona essa deficiência, pois se consegue, através dele, produzir essa eletricidade, sem que os motores a diesel precisem ficar ligados, e por tanto, recebendo ar da atmosfera. Esse sistema permite que o submarino permaneça submerso por até 5 vezes o tempo que um submarino sem esse sistema AIP ficaria. Futuramente, esse tempo deve aumentar com a chegada dos sistemas AIP de 4º geração. Por motivo de custos, o sistema AIP não foi incorporado na construção do primeiro submarino. Esses submarinos iniciais da classe Amur, podem ficar até 15 dias submersos, usando seus sistemas convencionais de propulsão. Com a futura incorporação do AIP Kristall-27E AIP, esse tempo aumentará para 45 dias submerso, o que lhe garantirá uma furtividade espetacular. Pois bem, agora que o sistema AIP está explicado voltemos a descrever este interessante submarino russo.

Acima: Um esquema do Amur 1650. O desenho deste submarino é bem simples e tradicional
O sistema de propulsão do Amur, pode leva-lo a uma velocidade de 44 km/h quando submerso. Esse desempenho varia de acordo com o tamanho de versão do Amur. Os submarinos deste tipo com menor deslocamento, são, também, menos velozes, e atingem uma velocidade de 34 km/h quando submersos. O alcance do Amur está em 12000 km na versão de maior tamanho, a Amur 1850. A profundidade máxima durante uso do sistema AIP, no Amur, será de 300 metros com uma tripulação de 34 homens.
Acima: Um desenho de um Amur 950, o "caçula" da familia. Ainda pequeno, esses submarinos são letais, graças a sua operação extremamente silenciosa, e a seus poderosos armamentos.
Acima: Neste desenho os 6 tubos de torpedos são bem visiveis. O torpedo Shkval, de altissima velocidade, é uma arma da qual não existe contra medida.
O armamento do submarino Amur, é extremamente letal. Certamente, é um dos mais bem armados submarinos do mundo no combate a outras embarcações. A principal arma é, sem a menor dúvida, o torpedo supercavitante SHKVAL (a direita) , de 533 mm, capaz de atingir, incríveis 200 nós ou quase 400 km/h. Esse torpedo usa um motor a jato para impulsionar e ganhar a energia necessária para que o efeito de supercavitação ocorra, diminuído, em muito, o contato do torpedo com a água, e por isso substituindo a resistência hidrodinâmica, pela resistência aerodinâmica, que é cerca de 1000 vezes menos que a da hidrodinâmica. Sua ogiva é de 210 kg de TNT e sua detonação se dá por contato ou por aproximação. Seu alcance efetivo é de 7000 mts. Nas versões menores do Amur, existem 4 tubos de torpedos, e nas maiores existem 6 tubos e 16 recargas. Além desse torpedo de alta velocidade, os submarinos da classe Amur serão equipados com o míssil de cruzeiro de lançamento vertical Klub S (a esquerda), que podem ser usados contra navios de guerra ou ainda lançarem um torpedo na água para destruís outro submarino. O alcance deste míssil é variável conforme sua versão e carga, sendo que a versão anti-submarina alcance 50 km, enquanto que a versão antinavio tem um alcance de 300 km. Existe uma versão com capacidade de atacar alvos terrestres, também desta arma e seu alcance é igual à versão antinavio. A velocidade de ambas as versões deste míssil são diferentes, sendo que a versão antinavio alcança 2600 km/h e a versão anti-submarino, de maior alcance, tem uma velocidade de 900 km/h. Um outro míssil pode ser usado nos submarinos da classe Amur, é o SS-N-16 Stallion, que alcança de 50 a 120 km dependendo da versão. Sua ogiva pode ser desde um torpedo Type 40, até uma carga nuclear de 10 a 20 Kilotons. Certamente uma arma temível. Uma característica importante sobre o poder de fogo dos submarinos da classe Amur, é a capacidade de lançar 10 mísseis em um espaço de 2 minutos. Com uma capacidade dessas, o Amur, praticamente, faz chover mísseis num inimigo! Os sonares instalados, não estão especificados nas fontes que pesquisei, e só se afirma que serão do tipo passivo e ativo com altíssima sensibilidade.
Acima: Uma maquete de um Amur 1650, exposta numa feira de defesa. Embora seja um poderoso submarino, o Amur ainda não foi exportado.
FICHA TÉCNICA
Comprimento: 66,8 m
Largura: 7,1 m
Velocidade máxima: 44 Km/h (submerso)
Profundidade: 300 m
Armamento: 6 Tubos para torpedos de 533 mm SHKVAL, Mísseis de cruzeiro Klub-s e SS-N 16 stallion
Tripulação: 34
Propulsão: Diesel elétrica com AIP
Acima: A sala de controle do Amur 1650, é confortavel. Uma preocupação constante nos projetos de submarinos russos.
Acima: O desenho do Amur, é típico dos submarinos diesel elétricos russos, e ele ser assemelha com os submarinos da classe Kilo, que ele deve substituir.

35 comentários:

Carlosarguspandragons disse...

Uma arma formidável, temerária,boa p/ nossa costa..Temos de ter armas de grande capacidade e recursos como estas..Sera q os russos tranferem tbm essa tecnoçlogia p/nós, de missil, torpedos e foguetes..Vamos dar dineiro aos russos , em troca de tecnologia, ñ tem outro jeito de queimar etapas.

Maico disse...

Olá, Carlos.
Parabéns pela postagem! Está ótima!
Diga-me: na sua opinião, qual submarino masi interessante para o Brasil e qual o melhor em geral: o Amur ou o U-214?
Abraço

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Maico.
Obrigado. Sobre sua pergunta, eu penso que hoje, o Amur seria mais interessante, pois o modelo alemão U-214 tem apresentado problemas tecnicos que estão sendo dificeis de resolver.
Abraços

Maico disse...

Olá, Carlos:
Desculpe-me a ignorância, mas como funciona o sistema AIP do Amur?
é diferente do U-214 que cria oxigênio para que ocorra a combustão, não?
E entre o Amur e o Scorpene, qual o mais intererssante para a Marinha Armada do Brasil? e quantos deveríamos adquirir, na sua opinião?

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Maico
O sistema AIP do Amur é similar ao usado nos modelos alemães, ou seja funciona com celulas de combustiveloxigenio/ hidrogenio.
Uma explicação resumida vc pode ter aqui: "As células de combustível são dispositivos eletroquímicos que combinam oxigênio e hidrogênio para produzir eletricidade, calor e água. Existem várias configurações de células de combustível, mas para propulsão submarina utiliza-se a chamada PEM (Polymer Electrolyte Membrane). Cada célula produz uma quantidade muito baixa de corrente (algo como 0,7 volts) e, portanto, um grupo de células são colocadas em série para gerar um valor considerável."
Informação esta que vc encontra nesse site: http://www.naval.com.br/opiniao/AIPxSSN/AIPxSSN1.htm
Abraços

Bruno disse...

Parabens carlos, otima matéria.concordo que o Amur tem grandes vantagens sobre o 214 em aspectos muito importantes como armamento,furtividade e capacidade de moderniza ções além de na minha opinião poderíamos aprender mais com a classe Amur para construção de nossos próprios submarinos.Já que considero que "melhor que comprar o peixe é aprender a pescar".Um abraço, Bruno.

Bruno disse...

Olá Carlos.Gostaria de saber se o AMUR pode ser armado com o missil MOSKIT se este puder ser lançado de submarinos?Até mais,Bruno.

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Bruno. A versão naval do Moskit é chamada de SS-N-22 Sumburn e pode ser lançado de submarinos nucleares da classe Borei, Sierra, e do Victor III. O sub Amur não é qualificado para usar esse enorme missil.
Abraços

b r e n o disse...

Carlos quais são hoje os melhores submarinos convencional, SSN E SSNB do planeta respectivamente.

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Breno. Eu penso que o SSBN classe Borei da Russia possa ser considerado o melhor submarino dessa categoria.
Agora, o melhor SSN é o norte americano classe Virginia.
Abraços

azul disse...

Se bem me lembro o pessoal da MB chegou a visitar a Rússia na época da decisão sobre submarinos não? Sabe qual foi o motivo para não pensarem no Amur no lugar do Scorpene?

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Azul. Desconheço a alegação oficial, porém acredito que a marinha tenha preconceito com material russo.
Abraços

b r e n o disse...

Ola Carlos vc sabe diser alguma coisa sobre submarinos movidos a celulas de hidrogênio como os cientitas estão tentando com os carros automotivos ?

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Breno.
O sistema não é o mesmo, Mas certamente deriva. Muitas tecnologias novas são desenvolvidas primeiramente para uso militar e depois são aplicadas ao uso civil.
Abraços

b r e n o disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
b r e n o disse...

Ola carlos vc pode me informa alguma coisa sobre o submarino "sarov" da Russia qual é sua principal caracteristica? ele não seria uma boa postagem para blogger

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Breno. Sua sugestão está anotada. Ele já está na lista de futuras matérias. Mas pode demorar um pouco pois estou com outras matérias em vista, antes.
Abraços

Leonardo disse...

Uma pequena correção sobre os dados mostrados de desempenho do complexo de mísseis 3M54 Klub que fazem parte do armamento do submarino Lada russo: a versão que atinge 2.600 hm/h é a antinavio com 2 estágios, sendo que o segundo se separa do veículo que o carrega a 40 km do alvo e acelera para a velocidade citada,tendo uma ogiva de 220 kg. A versão que tem a ogiva mais pesada,400 kg de alto explosivo, é mais lenta (900 km/h) mas tem maior alcance,na casa de 400km até.

Leonardo disse...

Complementando o comentário sobre os mísseis do versátil complexo 3M54 Klub,a versão mais lenta,na casa de 900 km/h,,mas com ogiva muito mais potente,na casa de 400kg,tanto pode ser usada como anti-navio como para ataque terrestre,em modo análogo ao americano Tomahawk.

joao disse...

Carlos, um submarino convencional poderia "disputar" e vencer uma batalha com um submarino nuclear? Ou as características do submarino nuclear o colocam tão acima dos convencionais assim?

joao disse...

Carlos, um submarino convencional poderia "disputar" e vencer uma batalha com um submarino nuclear? Ou as características do submarino nuclear o colocam tão acima dos convencionais assim?

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá João. Dependendo de uma boa tática usada, um submarino convencional poderia, sim, vencer um submarino nuclear. A vantagem do sub convencional é sua maior furtividade devido ao maior silencio que um sub deste tipo consegue. Por isso, ele poderia usar essa maior "invisibilidade" a seu favor e disparar seus torpedos em condições bastante favoráveis contra o sub nuclear. As características do sub nuclear que são superiores ao sub convencional são mais efetivas contra navios de superfície que contra submarinos convencionais.
Abraços

marcelodellapoor disse...

bem tenho uma coisa a dizer tive um sonho a 12 anos eu via uma enorme navio de guerra com couraças de fogo ele tinha um condutor que se chamava Osires e o barco tinha uma bandeira muito estranha 1- era toda vermelha 2- na ponta esquerda em sima tinha uma estrela um pouco a baixo da estrela uma lua mingante emas abaixo um pouco mas duas estrelas e na ponta de baixo do lado direito uma grande foice esse sonho se repetiu durante meses e dizia sempre o condutor do grande barco que foi dado a ele o poder de destruir um terço de tudo que voa e de tudo que navega e de tudo que a na terra, bem eu queria saber de voce se o meu sonho seja um aviso e se acontecer seria esta bandeira uma uniao entre China e Russia contra otan e como voce poderia a valiar este confronto e quem poderia sair melhor, olha eu so estou te perguntando isto pois voce e uma pessoa muito qualificado de maneira nenhuma estou tentando forma uma Opinião.

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Marcelo. A China, especificamente tem um poderoso armamento capaz de vencer uma guerra regional. Sua capacidade de projeção de força militar em outras partes do globo, anda está limitada a sua força de mísseis ICBMs e submarinos SSBMs. A Russia tem uma capacidade de projeção um pouco maior, porém, nada comparado ao que os EUA tem de capacidades. Penso que uma guerra entre estas nações acabaria em lançamentos de armas nucleares e consequentemente o extermínio dos povos envolvidos no conflitos.
Abraços

lucas_costa disse...

obrigado pela sua resposta olha eu estava analisando um assunto curioso sobre sistema de defesa russo um analista de sistema Godoy sobre novo poderio russo e mas interessante o armamento escalar e um antigo postagem de Roy Reis Friede em que 1980 um grande investimento russo no sistema chamado (srbm ss escalar) agora 2011 fiquei sabendo que a russia ja desenvolveu este sistema de defesa escalar queria saber de voce se realmente isto seria possivel que submarinos russos com novo sistema de Satelite Câmera 3d para sistemas similares com medidas eletronias para este tipo de sistema arpt armas escalares vi o video gostei e queria saber sua opiniao nao intendo so queria saber de voce o que seria isto e qual a finalidade ja como disse antes voce e uma pessoa muito qualificado eu estou ainda cru no assunto.

marcelodellapoor disse...

obrigado pela sua resposta olha eu estava analisando um assunto curioso sobre sistema de defesa russo um analista de sistema Godoy sobre novo poderio russo e mas interessante o armamento escalar e um antigo postagem de Roy Reis Friede em que 1980 um grande investimento russo no sistema chamado (srbm ss escalar) agora 2011 fiquei sabendo que a russia ja desenvolveu este sistema de defesa escalar queria saber de voce se realmente isto seria possivel que submarinos russos com novo sistema de Satelite Câmera 3d para sistemas similares com medidas eletrônicos para este tipo de sistema arpt armas escalares vi o video gostei e queria saber sua opiniao nao intendo so queria saber de voce o que seria isto e qual a finalidade ja como disse antes voce e uma pessoa muito qualificado eu estou ainda cru no assunto.

marcelodellapoor disse...

obrigado pela sua resposta olha eu estava analisando um assunto curioso sobre sistema de defesa russo um analista de sistema Godoy sobre novo poderio russo e mas interessante o armamento escalar e um antigo postagem de Roy Reis Friede em que 1980 um grande investimento russo no sistema chamado (srbm ss escalar) agora 2011 fiquei sabendo que a russia ja desenvolveu este sistema de defesa escalar queria saber de voce se realmente isto seria possivel que submarinos russos com novo sistema de Satelite Câmera 3d para sistemas similares com medidas eletrônicos para este tipo de sistema arpt armas escalares vi o video gostei e queria saber sua opiniao nao intendo so queria saber de voce o que seria isto e qual a finalidade ja como disse antes voce e uma pessoa muito qualificado eu estou ainda cru no assunto.

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Lucas.
Eu desconheço em profundidade o assunto "armas escalares". Mas pelo que li, me parece mais uma destas teorias de conspiração, do que algo tangível. Pelo que li, através desta tecnologia o homem poderia alterar a gravidade, o tempo e até mesmo o clima, artificialmente. Porém sei que para lidar com estes valores seria necessário um nível de energia que os humanos, simplesmente, não tem de onde tirar.
Abraços

marcelodellapoor disse...

Com os EUA envolvidos na guerra no Oriente Médio, a realidade chocante é que suas forças militares não possuem as armas mais poderosas no mundo hoje. Os russos dominaram a tecnologia das armas escalares mais de vinte anos atrás e já alcançaram uma clara vantagem estratégica sobre o Ocidente. Assim, a questão é: Por que eles ainda não impuseram sua supremacia militar se suas forças armadas têm a capacidade inquestionável de tomar o controle do mundo esta postagem peguei no forum poderio e defesa de moscou hoje volto a falar nao quero formular uma opiniao mas quero que voces me digam sobre esta tecnologia e sue requesitos se for possivel obrigado

marcelodellapoor disse...

tambem concordo com voce muito obrigado pela sua resposta direta sem rodeio.

marcelodellapoor disse...

olha o lucas e meu filho ele tem 13 anos eu sou Marcelo seu pai e tenho 45 para nao parecer que um esta copiando o outro pois nos estudamos tudo e muito obrigado por cer direto e objetivo.

marcelodellapoor disse...

li um artigo sobre este míssil SS-N-22 que supera e muito qualquer americano tive informaçoes do mesmo na area fui a muitos lugares aonde so tem cranios neste tipo eles agora nao tem duvida os russos detem o melhor e voce o que me me fala.

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Marcelo.
Cada nação desenvolvedora de sistemas de armas se destaca em um segmento específico. Por exemplo: Os EUA são bons com relação a produção de caças. Os Alemães são os melhores fabricantes de armas leves, e os russos são lideres no desenvolvimento de mísseis. Osmísseis russos são armas fantasticas. Porém, vale lembrar que no quesito mísseis de cruseiro, os americanos tem um sistemadeguiagem muito avançado e muito provavelmente mais preciso que os misseis de cruseiro russos.
Abraços

Guardião ATM disse...

OLA CARLOS!
Rapaz! Fantastico a sala de controle do submarino Amur. Relembra filme de ficção cientifica de submarino futurista. Isto gera uma tranquilidade na tripulação, numa situação real, e assim, os conduz a tomada de decisão conscienciosa. Bem, vamos a pergunta: QUAL O MELHOR O AMUR OU SCORPENE? EM QUE ASPECTO? O SCORPENE TEM LANÇADORES DE MISSEIS DE CRUZEIRO COMO O AMUR?
Hasta la Vista, hombre!

Carlos E. Di Santis Junior disse...

Olá Guardião. O Amur tem maiores capacidade de combate. Certamente ele seria uma ameaça mais séria a um inimigo que o Scorpene já é. Lembro, porém que o Scorpene é um submarino moderno e muito capaz. As vantagens do Amur residem em sua maior velocidade e capacidade de armas.
Abraços